Utilizando a plataforma Unique, da PG Mais Resultado, a empresa alcançou 18% a mais de recuperação e diminuiu gastos com um número menor de recursos humanos envolvidos na cobrança.

O segmento de cobrança vem passando por transformações significativas nos últimos anos, principalmente pela alta competitividade, disponibilização de novas tecnologias e aumento nos custos primários da atividade, que colocam os participantes deste mercado frente a um grande desafio de posicionamento e sobrevivência.

Contudo, essas não são as únicas preocupações deste segmento. Outra mudança significativa está em um dos principais atores, o cliente devedor. Este, seguindo a tendência de clientes de outros mercados, está cada vez mais exigente na qualidade do atendimento, na agilidade de seus contatos e, principalmente, nos meios e canais disponíveis para comunicação com as empresas credoras.

Neste cenário, o desafio atual passou a ser: comunicar-se com o máximo de pessoas no menor espaço de tempo, fazendo o uso dos canais certos e de informação precisa para equilibrar a relação entre retorno e investimento.

Buscando justamente superar esses desafios e aprimorar seu processo de cobrança à clientes, o Grupo Bellinati Perez, que atua na recuperação de créditos para as principais instituições financeiras do País, implementou a solução Unique da PG Mais Resultado, integrada com o Portal de Negociação, para executar de forma eficiente e monitorada sua atividade de cobrança com o uso de canais digitais. Há mais de 6 anos no mercado, a PG Mais Resultado é uma empresa de inteligência, pesquisa e desenvolvimento em canais de comunicação e gestão do conhecimento, que está em constante inovação, desenvolvendo as melhores soluções multicanais.

Baseada em sua expertise de muitos anos, o Grupo Bellinati construiu suas estratégias de cobrança digitais, que foram executadas de forma disciplinada e automatizada pela plataforma Unique, com o auxílio de dashboards e soluções de Bussiness Analytics da PG, que proporcionaram um conhecimento detalhado das ações de cobrança e os resultados obtidos em cada estratégia. Com isso, a Bellinati pôde perceber a eficiência do processo de cobrança digital comparado ao processo de cobrança convencional. Além disso, a solução Unique também permitiu à empresa explorar e conhecer com base Analítica o perfil de clientes propensos a esse tipo de acionamento e seus melhores canais de contato.

“Através da nossa plataforma nosso cliente teve conhecimento e informação para planejar e executar cobranças utilizando-se de canais digitais, analisar a efetividade da cobrança digital, estudar o perfil de clientes que respondem melhor a acionamentos digitais e ainda conhecer o canal de preferência de cada grupo (cluster) de clientes”, aponta Paulo Gastão, CEO da PG Mais Resultado.

Em relação aos resultados financeiros obtidos no projeto foi possível demonstrar a eficiência do uso da cobrança digital. “A base de dados da solução Unique apresentou 18% a mais de recuperação de crédito, do que a base convencional de cobrança da empresa. A cobrança digital apresenta também um investimento muito menor quando comparado à cobrança tradicional, principalmente pelo fato de diminuir consideravelmente o número de recursos humanos envolvidos na recuperação”, comenta Rosiane Martinez, diretor de operações da Bellinati Perez.

Além dos benefícios financeiros obtidos no projeto (aumento de recuperação e redução de custos), a utilização da solução Unique pelo Grupo Bellinati Perez também oportunizou outros benefícios, como facilidade no acompanhamento dos resultados obtidos, identificação de perfil de clientes com propensão a negociação digital, identificação do canal de preferência dos clientes e redução de recursos humanos (operadores e backoffice operacional).

A plataforma Unique da PG é uma inovadora solução modular que potencializa a gestão e execução de Estratégias de Comunicação integradas aos mais variados canais (SMS, Email, URA e Chat) e produtos (Enriquecimento de Dados, Portal de Negociação, Receptivo Digital), que já foi premiada e reconhecida pelo mercado de cobrança por dois anos consecutivos. Todos os recursos ficam disponíveis em uma única e eficiente plataforma web e interativa, que utiliza-se de pilares e conceitos de Cross Channel e Omni Channel para atender as necessidades dos acionamentos ativos e receptivos da comunicação em massa. Já o portal de negociação da PG Mais Resultado é um sistema de AutoNegociação disponível em plataforma Web e permite ao cliente devedor acessar de forma segura e parametrizada pelo contratante todos os seus débitos. Neste portal são cadastradas múltiplas condições de negociação e canais de interação com o cliente, tais como chat, call back, redes sociais e outros. Ao final da negociação o cliente emite seu boleto de pagamento e define o melhor canal para recebimento do mesmo.

Sobre a PG Mais Resultado

PG Mais Resultado é uma empresa de tecnologia que desenvolve produtos e soluções em canais de comunicação como Carta, Email, SMS, URA, Business Analytics e Portal de Negociação, oferecendo soluções para potencializar o relacionamento de seus clientes com o seu público-alvo. Fundada por Paulo Gastão, executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado de crédito e cobrança, a PG busca inovação ao desenvolver soluções em canais de comunicação, de Business Intelligence e Enriquecimento de dados, proporcionando ao mercado uma plataforma com o conceito de multicanalidade. Com 170 funcionários e mais de 300 clientes, a empresa atende clientes dos setores de crédito e cobrança, saúde, educação, indústria e varejo, entre outros.