Nosso Diretor Executivo de Negócios, Augusto Mello, participou agora pela manhã, no CMS Business Revolution, do painel Top 5 Digital – As tendências digitais que vão impactar o seu negócio nos próximos anos. O debate foi realizado na sala Brasil Digital, patrocinada pela PG. Junto com outros executivos do mercado de crédito e cobrança, Augusto defendeu que as empresas precisam estar preparadas para a transformação digital.

De acordo com o executivo, essa evolução tem um potencial para melhorar a experiência do cliente. As soluções digitais podem contribuir para localizar o devedor, despertar o interesse dele, iniciar uma interação e negociação e manter o relacionamento. Outro debatedor do painel, David Dias, diretor associado da Accenture Technology, destacou que soluções como as oferecidas pela PGMais podem resolver 80% dos problemas e desafios de uma empresa quando se trata de se preparar para essa transformação digital.

Segundo Augusto, as empresas precisam romper com o paradigma mental de trabalhar em função do que elas julgam adequado. É preciso prestar atenção no cliente e no seu comportamento para mudar a cultura e entender que hoje as soluções são criadas a partir do que o consumidor quer. “Quem determina é o consumidor”, afirma Augusto.

De acordo com ele, o omnichannel só funciona se for pela perspectiva do cliente e não da empresa. “Escute o seu cliente e depois tome a decisão de como fazer a transformação da sua empresa”, adverte o executivo. Hoje o consumidor pode começar a conversa por um canal e migrar rapidamente para outro e vai querer ter o seu problema resolvido do mesmo jeito.

Augusto destacou ainda o uso da Inteligência Artificial no mercado de cobrança. “Hoje já temos o robô inserido nesse mercado resolvendo as situações mais simples e em breve também as mais complexas. Ele ainda pode lembrar o usuário de uma conta que vai vencer ou venceu há poucos dias, mandar um boleto ou encaminhar o cliente para um portal. Tudo isso o robô já faz com excelência”, assegura.