A segurança das informações, sobretudo quando se trata da guarda e da troca de dados entre as empresas, torna-se cada vez mais um dos principais pontos de atenção do mundo corporativo. O assunto ganhou ainda mais importância com a entrada em vigor na União Europeia do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

Felizmente, o Brasil também ganhou a sua legislação específica sobre o tema, aprovada pelo congresso nacional e sancionada pelo presidente da república em agosto deste ano. A nova lei geral de proteção de dados brasileira, a LGPD, nos coloca em nível de igualdade com legislações de diversos países. Ao reforçar os direitos do consumidor no que diz respeito à proteção de seus dados pessoais, pode fazer com que estes se sintam mais seguros e, consequentemente, mais inclinados a se relacionarem e se engajarem com uma marca. Mas é certo que a nova lei traz também uma fase de grandes desafios para as organizações que trabalham com dados.

A nova legislação só entrará em vigor em 2020, mas uma adoção rápida e eficiente das medidas de adequação vai significar vantagem competitiva na disputa por mercado. As empresas que prezam por manter negócios sérios e sustentáveis devem, nesse momento, encarar como prioridade avaliar as possíveis necessidades de mudanças e adaptações.

A PGMais está atenta ao tema e tem investido recursos em eventos que estão acontecendo em todo o Brasil. Amparada por especialistas, já iniciamos um intenso e cuidadoso trabalho de diagnóstico através de consultoria especializada para identificar todas as possíveis adaptações necessárias para uma atuação em perfeita conformidade com a lei. Podemos garantir a nossos clientes e ao mercado que estamos investindo em tecnologia e treinamento para oferecer a segurança necessária em um novo cenário.

É preciso estar aberto para as mudanças e entender que elas surgem num momento em que o mercado pedia por uma regulação séria e consistente. Este é o primeiro passo para se estabelecer um planejamento que certamente trará impactos positivos e resultados ainda melhores para qualquer negócio.