O CPC – Contato com a Pessoa Certa – é um dos principais objetivos de toda operação de Call Center, e é também um dos fatores de maior influência no custo operacional e nos índices de recuperação de crédito. Elevar, portanto, as taxas de CPC, é muito importante para qualquer empresa que trabalha no mercado de relacionamento.

Sabe-se que boa parte da força de trabalho de um Call Center está focada em realizar o contato com a pessoa certa e o quanto isso acaba onerando a operação. A complexidade do processo é ainda maior em carteiras mais antigas. Atualmente, as pessoas têm o hábito de mudar o número de telefone com frequência ou quando realizam um cadastro passam como número os dados de um parente ou conhecido. Tudo isso dificulta ainda mais a missão de operadores.

Como melhorar o CPC no Call Center

Colocar um robô para fazer essa atividade operacional de localização das pessoas tem se mostrado uma ótima alternativa para aumentar os índices de CPC em um Call Center. A função de identificar o indivíduo certo, realizada por uma assistente digital de voz ou de texto – através dos mais variados canais como SMS e Whatsapp – eleva a produtividade e reduz significativamente os custos operacionais.

Kami, a assistente virtual da PGMais dotada de inteligência artificial realiza esse trabalho. Chegar ao CPC é uma atividade operacional, que não requer negociação nem scripts mais elaborados. “O que percebemos é que poderíamos usar nossa assistente virtual para atividades mais operacionais, oferecendo um produto mais competitivo ao mercado”, afirma Paulo Gastão, CEO da PGMais. A solução oferece ainda a opção de transbordo para atendimento humano, em casos em que o CPC é identificado para que a próxima etapa seja executada.

As vantagens desse tipo de solução são aumento na produtividade e redução de custo. Além da confiabilidade que o agente virtual traz. E com o aumento na produtividade vem também a melhoria nos índices de CPC e recuperação de crédito.