Vivemos em um cenário no qual as opções para comunicação entre empresa e clientes se tornam cada vez mais vastas e cheias de recursos. No entanto, independentemente de todos os avanços tecnológicos e leque de possibilidades, é fundamental destacar que vantagens como aderência, eficiência e custo-benefício do SMS ainda se destacam para o sucesso de interações automatizadas e personalizadas. 

É isso mesmo. A comunicação instantânea que o SMS oferece para diálogos entre empresas e clientes ainda é uma estratégia muito poderosa para o seu marketing e interações. E esta situação está diretamente relacionada ao custo-benefício que o SMS oferece à empresa: uma grande taxa de abertura e respostas às mensagens, com um investimento de baixo custo.

O que é SMS?

Também conhecido como Short Message Service (em tradução livre: serviço de mensagens curtas), o SMS é um canal de comunicação com mensagens breves, ágil, rápido, de baixo custo e que pode ser decisivo para o sucesso no processo de interação da sua empresa. 

Sua versatilidade permite que seja aplicável em diversos segmentos, dentro de campanhas de marketing, disparos informativos e até em processos de mediação de acordos. São 10 modalidades de SMS que podem ser introduzidas em duas estratégias de forma assertiva e segmentada, conforme o objetivo da interação e possibilidades de recursos. Conheça: 

SMS convencional

Esse modelo é usado normalmente para conteúdos como links, boletos e lembretes. São mensagens que contêm até 160 caracteres e funcionam como uma agenda de informações importantes para as pessoas. 

SMS imagem

Como o próprio nome já indica, essa modalidade permite o envio de imagens via SMS. E, além do recurso gráfico, outro benefício é que é possível mapear quem visualizou a imagem enviada. 

SMS bidirecional

Este recurso permite configurar e personalizar fluxos inteligentes de SMS, com variáveis dinâmicas e respostas automáticas. É uma alternativa eficaz para promover o engajamento com o cliente. 

SMS flash

Diferente do SMS convencional, em que o usuário precisa abrir a mensagem manualmente, o SMS flash atua como se fosse um popup, no qual a mensagem aparece diretamente na tela do telefone da pessoa, garantindo maior visibilidade. Esta opção é indicada principalmente para comunicados importantes, como números de segurança e mensagens urgentes. 

SMS cartório

Esta alternativa de SMS é bastante segmentada a um serviço específico: ela funciona a partir do envio de um link que redireciona o receptor a um documento com a chancela em cartório, tornando-se uma modalidade excelente para a conversão. 

SMS receptivo

Com este formato de SMS é possível acessar ao banco de dados da empresa contratante e responder de forma automática consultas de SMS dos clientes, com objetivo de garantir maior interação e engajamento. 

SMS concatenado

Esta é uma opção que permite o envio de mensagens com até 300 caracteres para smartphones, permitindo que o cliente visualize o máximo de informações em uma única mensagem. 

SMS hotsite

Se o seu objetivo é direcionar os clientes para a página web desenvolvida para o seu negócio, o SMS hotsite é a opção certa para garantir que ele receba diretamente o link de acesso. 

SMS fast

Utilizar uma rota específica para o envio das mensagens e realizar uma entrega muito mais segura e veloz é o principal diferencial desta modalidade de SMS. Ela também é a mais indicada para envios de senhas ou informações que precisam chegar imediatamente ao destinatário. 

SMS ID sender

Com esta modalidade é possível personalizar o remetente com o nome da sua marca ou empresa, garantindo mais pessoalidade, confiança e credibilidade no processo de interação com o destinatário. 

 

Por que apostar no SMS?

O SMS ainda é o canal com maior abertura e, portanto, representa uma possibilidade de interação eficaz e com um excelente custo-benefício. Olha só:

  • A taxa de abertura de SMS é de 98%
  • 80% das pessoas interagem via SMS
  • 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos
  • Não depende de conexão à internet para chegar ao seu destinatário

 

 

E tem mais, outros atrativos que o SMS traz ao seu processo de interação são: 

Velocidade e pessoalidade na interação

Agilidade é a palavra-chave quando consideramos o uso do SMS. Nem sempre as pessoas param para conferir emails ou dão a devida atenção aos comunicados extensos. Por outro lado, o uso dos aparelhos móveis é cada vez mais frequente na rotina das pessoas, por essa razão, o consumo de SMS é algo muito rápido, intuitivo e prático para os processos de comunicação. 

Praticidade para o destinatário

Um comportamento frequente no perfil de clientes é que eles buscam soluções que sejam eficientes, rápidas e práticas. Por isso, um bom SMS, com texto curto, objetivo e claro pode proporcionar essa experiência de comunicação cômoda e eficiente ao seu cliente. 

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