Vivemos em um cenário no qual as opções para comunicação entre empresa e clientes se tornam cada vez mais vastas e cheias de recursos. No entanto, independentemente de todos os avanços tecnológicos e leque de possibilidades, é fundamental destacar que vantagens como aderência, eficiência e custo-benefício do SMS ainda se destacam para o sucesso de interações automatizadas e personalizadas.
É isso mesmo. A comunicação instantânea que o SMS oferece para diálogos entre empresas e clientes ainda é uma estratégia muito poderosa para o seu marketing e interações. E esta situação está diretamente relacionada ao custo-benefício que o SMS oferece à empresa: uma grande taxa de abertura e respostas às mensagens, com um investimento de baixo custo.
O que é SMS?
Também conhecido como Short Message Service (em tradução livre: serviço de mensagens curtas), o SMS é um canal de comunicação com mensagens breves, ágil, rápido, de baixo custo e que pode ser decisivo para o sucesso no processo de interação da sua empresa.
Sua versatilidade permite que seja aplicável em diversos segmentos, dentro de campanhas de marketing, disparos informativos e até em processos de mediação de acordos. São 10 modalidades de SMS que podem ser introduzidas em duas estratégias de forma assertiva e segmentada, conforme o objetivo da interação e possibilidades de recursos. Conheça:
SMS convencional
Esse modelo é usado normalmente para conteúdos como links, boletos e lembretes. São mensagens que contêm até 160 caracteres e funcionam como uma agenda de informações importantes para as pessoas.
SMS imagem
Como o próprio nome já indica, essa modalidade permite o envio de imagens via SMS. E, além do recurso gráfico, outro benefício é que é possível mapear quem visualizou a imagem enviada.
SMS bidirecional
Este recurso permite configurar e personalizar fluxos inteligentes de SMS, com variáveis dinâmicas e respostas automáticas. É uma alternativa eficaz para promover o engajamento com o cliente.
SMS flash
Diferente do SMS convencional, em que o usuário precisa abrir a mensagem manualmente, o SMS flash atua como se fosse um popup, no qual a mensagem aparece diretamente na tela do telefone da pessoa, garantindo maior visibilidade. Esta opção é indicada principalmente para comunicados importantes, como números de segurança e mensagens urgentes.
SMS cartório
Esta alternativa de SMS é bastante segmentada a um serviço específico: ela funciona a partir do envio de um link que redireciona o receptor a um documento com a chancela em cartório, tornando-se uma modalidade excelente para a conversão.
SMS receptivo
Com este formato de SMS é possível acessar ao banco de dados da empresa contratante e responder de forma automática consultas de SMS dos clientes, com objetivo de garantir maior interação e engajamento.
SMS concatenado
Esta é uma opção que permite o envio de mensagens com até 300 caracteres para smartphones, permitindo que o cliente visualize o máximo de informações em uma única mensagem.
SMS hotsite
Se o seu objetivo é direcionar os clientes para a página web desenvolvida para o seu negócio, o SMS hotsite é a opção certa para garantir que ele receba diretamente o link de acesso.
SMS fast
Utilizar uma rota específica para o envio das mensagens e realizar uma entrega muito mais segura e veloz é o principal diferencial desta modalidade de SMS. Ela também é a mais indicada para envios de senhas ou informações que precisam chegar imediatamente ao destinatário.
SMS ID sender
Com esta modalidade é possível personalizar o remetente com o nome da sua marca ou empresa, garantindo mais pessoalidade, confiança e credibilidade no processo de interação com o destinatário.
Por que apostar no SMS?
O SMS ainda é o canal com maior abertura e, portanto, representa uma possibilidade de interação eficaz e com um excelente custo-benefício. Olha só:
- A taxa de abertura de SMS é de 98%
- 80% das pessoas interagem via SMS
- 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos
- Não depende de conexão à internet para chegar ao seu destinatário
E tem mais, outros atrativos que o SMS traz ao seu processo de interação são:
Velocidade e pessoalidade na interação
Agilidade é a palavra-chave quando consideramos o uso do SMS. Nem sempre as pessoas param para conferir emails ou dão a devida atenção aos comunicados extensos. Por outro lado, o uso dos aparelhos móveis é cada vez mais frequente na rotina das pessoas, por essa razão, o consumo de SMS é algo muito rápido, intuitivo e prático para os processos de comunicação.
Praticidade para o destinatário
Um comportamento frequente no perfil de clientes é que eles buscam soluções que sejam eficientes, rápidas e práticas. Por isso, um bom SMS, com texto curto, objetivo e claro pode proporcionar essa experiência de comunicação cômoda e eficiente ao seu cliente.
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