Saber se está se relacionando da melhor forma com seu público, tendo em vista a enorme variedade de canais e possibilidades, se transformou num desafio para muitas empresas. Se as antigas gerações de consumidores possuíam hábitos já conhecidos e analógicos, um novo perfil de público hoje desafia marcas que precisam lidar com uma geração mais digital.

Desde a prospecção, passando por todas as etapas de abordagem, incluindo a cobrança, para manter o engajamento das pessoas e um bom relacionamento cliente – marca é fundamental fazer uso da estratégia certa de acionamento, o que significa saber escolher o canal e o momento adequados para a abordagem.

O mais indicado é adotar soluções que possam traçar estratégias diferentes para grupos específicos – já que as empresas possuem variados perfis de clientes. A automatização de uma régua digital onde possam ser incluídos todos os canais disponíveis no mercado é o que vai permitir ao cliente as inúmeras possibilidades de se relacionar da melhor forma possível com a marca, garantindo assim uma melhor experiência para o usuário.

Dentre os canais de comunicação disponíveis, também se apresentam uma infinidade de possibilidades, e não há como negar, neste cenário ultra-digital, a persistente e significativa relevância do SMS. Extremamente versátil e com garantido custo benefício, o SMS ainda figura entre os canais mais utilizados nas réguas de acionamento e contato com o cliente.

Sua versatilidade vem de uma variada gama de modalidades, desde o tradicional texto de 160 caracteres até a modalidade com automatização por meio de chatbots integrados.

Além desta flexibilidade, o SMS também é um coringa nas estratégias de relacionamento com cliente, pois possui excelentes índices e performance. Sua taxa de abertura chega à 98% e 90% dos usuários que recebem uma comunicação por SMS, abrem a mensagem em até 03 minutos. Além disto ainda é um dos canais com menor investimento em comparação a outras mensageirias, como as por aplicativo. E aí mais uma vantagem deste relevante canal. Seu alcance e penetração é infinitamente maior já que não depende de modelo de aparelho celular, nem de acesso à internet.

Sendo assim, para garantir a melhor experiência para o cliente e bons indicadores de resultado para a empresa, o uso integrado do canal SMS, com os demais canais e soluções, fazem mais que do cumprir uma função de comunicação com o cliente, elas ajudam na construção e consolidação do relacionamento de uma marca com seu público-alvo.

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